Rua Largo Vespasiano Veppo, Nº70 – Sala 126, 130 e 131 - Rodoviária de Porto Alegre

Acomigra

Quem somos

O Serviço de Acolhida e Orientação do Migrante (ACOMIGRA) atua desde 1999 em um escritório na Rodoviária de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e faz parte da rede de serviços ofertados pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, através da Associação Educacional e Beneficente São Carlos (ASEBESCA). Portanto, é uma Organização da Sociedade Civil vinculada à Política de Assistência Social do município, realizando atendimentos e desenvolvendo ações de forma complementar a rede socioassistencial.

Por estar situado em um espaço estratégico para aqueles que chegam em território gaúcho ou que desejam seguir no processo de deslocamento ao interior do estado, torna-se uma referência significativa no primeiro atendimento daqueles que estão em processo migratório, que chegaram ao seu local de destino ou que desejam partir para outro local.

O Serviço compreende que tratar sobre as migrações, em sua pluralidade, significa buscar abarcar um fenômeno heterogêneo, fruto de processos multifatoriais e composto por grupo populacional diversificado. Acerca da população atendida diariamente no Serviço de Acolhida e Orientação, há a predominância de uma população – nacional e internacional – em mobilidade que se encontra em uma grave situação de vulnerabilidade e risco social. De modo que o transladar por entre fronteiras geográficas não se caracteriza somente pelo anseio por uma nova possibilidade de vida e do acesso aos direitos sociais que lhes foram negados, como, por vezes, caracteriza-se como uma forma de resistência e única alternativa.

Por conseguinte, com a finalidade de qualificar e aprimorar as respostas às demandas apresentadas pelo público atendido, o Serviço passou por uma série de mudanças no decorrer de sua história. Atualmente, é ofertado, de forma gratuita, serviços focados na acolhida, no apoio à regularização migratória, assessoria jurídica, orientação social, encaminhamento para a rede socioassistencial do município, empregabilidade, entre outros.

Missão

Acolher, proteger, promover e integrar os migrantes e vítimas de tráfico e de trabalho análogo ao de escravo, independente da fé, cultura e tradição, alinhadas às políticas públicas em parceria com entidades governamentais e sociedade civil.

Visão

Ser uma instituição sustentável, profissional e competente, com serviços de excelência e inovadores, tornando-se um referencial para a congregação, para os imigrantes e suas famílias que buscam espaços humanos, de respeito e dignidade.

Open chat / Abrir chat
Hello 👋 Can we help you?
Olá! Como posso ajudar?